quarta-feira, 19 de agosto de 2009

la canicule


O colega desistiu de trabalhar o dia todo enquanto as notícias não acontecessem na cidade. A amiga recebeu um aletrta do organismo internacional onde trabalha orientando os funcionários a se hidratarem o tempo todo (leite, recomendam) e dispensando as gestantes. Na sala de imprensa da ONU, nos últimos dois dias, havia eu e a norueguesa trabalhando quase com roupa de praia, e um senegalês meio período. Ironicamente, os prédios não têm ar-condicionado para não piorar o aquecimento global. Alertas são lançados em todos os países _na Espanha, o termômetro bateu 39ºC.

Eu nunca havia vindo à Europa no verão e achava que essa coisa de reclamar da canicule era exagero de gente branca demais. Agora cá estou, morena (bem como a amiga e o colega) a sofrer dos males do calor. Mal consigo dormir à noite. A janela passa o dia todo aberta. Quero ir para a rua, mas quase nunca dá. Meu trabalho me prende ao computador, e o laptop do jornal esquenta que é uma beleza.

A sensação é que se vai derreter a qualquer momento, dois banhos por dia no mínimo. Meti-me no cinema ontem pelo ar-condicionado, os 18 euros valeram só pelo geladinho. Cozinhar, o passatempo que eu tenha à noite na cidade que dorme cedo, desanima tão logo o fogão esquenta. E nem o parquinho na frente parece mais confortável, a vontade é de se jogar na primeira fonte.

La canicule, o calor escaldante, é a pior nos últimos cinco ou seis anos, diz que mora aqui há tanto. E eu que pus pouca roupa "à brasileira" na mala, dancei.

ps. Café da manhã hoje na casa da amiga querida anja-da-guarda recém voltada de férias. Calor à parte, não dá para reclamar de um dia que começa assim.

3 comentários:

Unknown disse...

Que senegalês bundão! A expressão "calor senegalesco" acaba de ser invalidada.

Leandro Leal disse...

Oi, Lu.

Infelizmente, acabou não rolando de ir à sua despedida -- como talvez você tenha percebido. rs

Bacana o seu blog. Vou linkar no meu.

Beijo!

Mlle. Lapin disse...

Oi! Qual é o seu?
Pois é, agora só se vc vier à Europa.