sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

sunset


janela melancólica às 16h30

Levantei às 10 horas, e, ainda com a cara amassada, contei que haveria mais ou menos seis horas de sol até eu sair do banho etc etc (não há janela no meu banheiro). A neblina tomou conta, deu lugar só no fim da tarde encurtada a um sol meio tímido que deu as caras por detrás do parque em frente ao apartamento, com suas árvores agora peladas se encurvando tímidas ao frio. Quando a neve chegar talvez fique bonito, agora não.

Foi preciso ligar os aquecedores do apartamento, eu havia me esquecido dessa benesse das altas latitudes. Mas eles levam tempo, e a neblina, o frio, você, seu computador, uma matéria de domingo para escrever e miniapurações por telefone interrompendo-a não são o cenário mais estimulante dessa vida. Nada melhora sem as pessoas de quem você gosta por perto (a bem da verdade, eu tenho três pessoas de quem eu realmente gosto muito aqui e gostarei em qualquer lugar para onde elas forem, mas duas estão isoladas pela gripe e a outra pegou um avião para o Brasil).

Minha conta diz que até o solstício de inverno, o dia mais curto do ano, serão 40 minutos de sol a menos. O que me faz sentir culpada por ter acordado 10h hoje _e só hoje_ e ter perdido quase duas horas de sol. É quase o avesso daquele filme "Insônia", do Chris Nolan, quando o sujeito não dorme por conta da claridade (sono tumultuado, eu fui contemplada com o mesmo mal, a luz quando mal vedada me acorda). Mais um pouco e eu pulo para o nível Jack Nicholson em "O Iluminado".

Eu não sou uma brasileira-padrão, eu gosto do frio, eu gosto da cidade, eu gosto de trabalhar, eu me adapto fácil e tenho uma incrível flexibilidade de horários para funcionar decentemente. Mas esse dia de oito horas e pouco é pouco demais, ainda mais quando as pessoas se trancam em casa, quando o calendário mingua, quando você trabalha tantas horas sem luz quanto com luz.

Mas, dizem, é preciso agradecer porque não há vento.

Um comentário:

Maurício Moraes disse...

SP tá cinza... friozinho temporão. São quase 14h, acabei de acordar, no fim de semana depois do plantão. Tive a mesma sensação sua. Mas aí ainda conectei a internet, perdi mais tempo, vi seu blog, escrevo e perco mais alguns minutos de luz e de sábado lá fora...
:-)

a gripe é suína?